O Web Summit Rio 2024 deixou no ar um turbilhão de ideias, debates e insights sobre o futuro da tecnologia, negócios e sociedade. Tive a oportunidade de analisar as conversas online sobre o evento usando a ferramenta YouScan, e compilei aqui algumas das principais descobertas. Portanto, vamos a elas.
Nas redes sociais, os homens foram a maioria dos publicadores (23%), seguidos pelas mulheres (13%), como mostra a imagem abaixo.
A maior parte desses usuários está no Brasil e Estados Unidos, além de Argentina e Chile. Ou seja, isso pode estar relacionado ao fato de a edição Rio ser a única do evento na América.
O Twitter foi responsável por 47,6% das publicações coletadas, seguido por Instagram (22%), Facebook (7%), YouTube (6%) e TikTok (3%).
Assim, tanto o X, quanto Instagram quanto TikTok tinham como objetivo mostrar o dia a dia do evento, trazendo insights sobre as palestras e destaques das ativações de marca. E, por falar em TikTok, um dos principais atributos para o visual listening foi a rede de entretenimento chinesa.
Vamos entender como essa nuvem de palavras pode trazer insights relevantes. Por isso, vale ver alguns pontos:
A inteligência artificial (IA) foi, sem dúvida, a estrela do show. Discussões sobre a importância da IA ética, seu impacto nos negócios e na transição para uma sociedade sem dinheiro na América Latina dominaram as conversas. Em resumo: é evidente que a IA está moldando o futuro em diversos setores, e o Web Summit Rio foi um palco crucial para explorar suas implicações e oportunidades.
Outro ponto alto foi o destaque dado à diversidade e inclusão, especialmente no crescimento de startups fundadas por mulheres. O Web Summit Rio 2024 mostrou que a diversidade de gênero nos setores de tecnologia e inovação não é apenas desejável, mas crucial para o progresso. As startups presentes no evento apresentaram soluções inovadoras em diversos setores, desde healthtech até agricultura sustentável, o que demonstrou, portanto, a força e a criatividade do ecossistema de startups na América Latina.
As habilidades interpessoais necessárias para recrutar os melhores desenvolvedores de software também foram um tema central. Adaptabilidade, criatividade, colaboração, empatia, resiliência e autogerenciamento foram apontadas como as chaves para o sucesso na era da IA. Assim, essa ênfase nas habilidades interpessoais reforça a importância da colaboração entre humanos e máquinas para o futuro do trabalho.
As menções foram majoritariamente neutras (76,7%), seguidas pelas negativas (12,2%) e positivas (11,1%).
Quem participou do evento destacou diversos aspectos positivos. As principais menções foram relacionadas às oportunidades de networking, insights e aprendizados (45%), seguidas pela presença de líderes e especialistas da indústria (29%), o foco em tecnologia e inovação (9%), as oportunidades de negócios (7%) e os tópicos de inclusão e diversidade (3,6%). Percebe-se, dessa forma, que o conteúdo inspirador e as discussões sobre inteligência artificial também foram muito apreciados.
Nem tudo foi perfeito, claro. Entre as reclamações mais contundentes estavam o inglês ainda ser mandatório em algumas atividades (45%), a parceria entre um homem e uma marca de absorventes direcionada ao público feminino (32%), e a falta de criatividade na abordagem de alguns assuntos (14%). Assim, seria interessante para o evento e para as marcas perceberem essas questões.
Em suma, o Web Summit Rio 2024 se consolidou como um evento inspirador e transformador, reunindo mentes importantes de diferentes áreas e impulsionando o debate sobre o futuro da tecnologia, negócios e sociedade. A ênfase em IA, diversidade, inclusão e o futuro do trabalho demonstra a relevância do evento para os desafios e oportunidades que nos aguardam. As marcas presentes se conectaram com um público ávido por inovação e tecnologia, e os participantes saíram com valiosos insights e conexões.
Gostou das informações? Veja o relatório completo no PDF abaixo!
Ferramenta utilizada: YouScan
Mídias analisadas: Facebook, Google Maps, Google Play, Instagram, Pinterest, Telegram, TikTok, Twitch, Twitter, YouTube
Total de publicações: 17.698
Amostra analisada: 2.115
Soraia Lima é jornalista pela Cásper Líbero, mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Ciência da Informação pela ECA-USP. Possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação e Dados, atuando como Gerente de Projetos na WMccann e Publicis, Gerente de Pesquisa e Insights na Wunderman Thompson, Coordenadora de Comunicação Digital no Grupo Printer, community manager no Scup, repórter e redatora na Editora Aranda e assessora de imprensa no SIEEESP.
Possui mais de dez anos de experiência acadêmica ministrando cursos de graduação e pós-graduação em instituições de Ensino Superior, como USP, FGV, ESPM, BSB, IPOG e Anhembi Morumbi.
Atualmente, é Head de Vendas e Marketing na Rede Mulher Empreendedora e Instituto Rede Mulher Empreendedora.
A YouScan, fundada em 2009, emergiu como uma empresa SaaS líder no mundo do monitoramento e análise de mídias sociais. É especializada em fornecer soluções de ponta para ajudar as empresas a obter informações valiosas a partir do vasto mar de conversas online. Com foco na análise de texto e imagem, a YouScan permite às empresas compreender o sentimento do consumidor, rastrear menções à marca e identificar tendências emergentes, tornando-se uma ferramenta indispensável para o marketing moderno e para o gerenciamento de reputação.