Sobre Mim

Soraia Lima

Como toda boa geminiana, sou pura comunicação, apaixonada pelas palavras, pelas ideias e pelo aprendizado. Também sou multidisciplinar e busco lidar com cada aspecto da minha carreira de uma forma equilibrada e harmoniosa.

Assim, sou a Soraia professora, a empreendedora, a consultora, a mentora, a palestrante, sou a Soraia profissional de comunicação!

E aqui vou falar um pouquinho mais sobre cada um desses meus lados. Vem comigo?

A Soraia profissional de comunicação

Soraia Lima

Eu tinha 9 anos de idade quando decidi que queria ser jornalista. Como sempre amei escrever, contar histórias e inclusive ganhei diversos concursos de redação ainda na infância, entendi que o curso de Jornalismo seria o primeiro passo para a tão sonhada carreira profissional.

Me graduei como jornalista pela Faculdade Cásper Líbero e logo ingressei no mestrado em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da USP, onde tive o meu primeiro contato com o ambiente digital e descobri todas as suas potencialidades. Ainda na ECA, conquistei meu título de doutora em Ciência da Informação e me especializei em monitoramento de dados.

Durante esse tempo de aprendizagem intensa, aconteceram dois fenômenos interessantes:
nasceu em mim a vontade de aliar a comunicação digital com as esferas mercadológicas e acadêmicas;
percebi que o trabalho com os dados não era tão difícil assim e que essas informações eram, na verdade, grandes aliadas na hora de vislumbrar novas tendências e prever cenários.
Soraia Lima

Acredito que a soma de dedicação, perseverança e muito estudo pode nos levar longe em nossos objetivos. A trajetória pode até ser difícil em alguns momentos, mas se nos empenharmos, tudo vai dar certo!

A Soraia professora

Depois de concluir uma jornada acadêmica intensa e repleta de aprendizado, iniciei minha carreira como docente. Foram mais de 10 anos à frente de turmas de graduação e pós-graduação em grandes instituições como USP, FGV, ESPM, Cásper Líbero, BSB, IPOG e Anhembi Morumbi, que me trouxeram uma troca valiosa de conhecimentos e experiências.

Minha dinâmica em sala de aula aborda temas diversos — e muito importantes — da comunicação digital, como:

planejamento de comunicação digital;
planejamento de marketing digital;
monitoramento e métricas para web;
relações públicas no ambiente digital;
jornalismo de dados;
storytelling;
branded content.

Assim, tenho a possibilidade de apresentar aos alunos um panorama geral do universo digital, ajudando a formar profissionais com uma visão mais plural e mais preparados para os desafios do futuro.

A Soraia empreendedora

Esse é um capítulo bastante interessante da minha trajetória, pois posso dizer que a vida me levou ao empreendedorismo — não foi nada assim, friamente calculado. Até porque, faço parte da famosa “geração de transição”: aquela que foi criada com um pensamento de que estabilidade profissional era ficar décadas na mesma empresa (e ainda achando que era algo positivo), enquanto via surgir a era dos nativos digitais, que acreditavam na coletividade, buscavam marcas com propósito e qualidade de vida e chegaram para estabelecer novas relações de consumo.

E lá estava eu, entre o analógico e o digital, buscando oportunidades nas empresas, mas sem querer criar raízes muito profundas em um único lugar, reconhecendo o potencial da economia criativa, da cultura maker e da transformação digital.

Era um mundo completamente novo, mas de uma coisa eu já tinha certeza: a visão de trabalho no futuro nunca mais seria a mesma e isso sim era algo muito positivo!

A Soraia consultora e mentora

Ao longo da carreira, já atuei como jornalista, assessora de imprensa, community manager, acabei me especializando em storytelling e monitoramento de redes sociais e, durante esse processo, fui adquirindo um olhar cada vez mais plural sobre a comunicação — me tornei o tipo de profissional conhecido no mercado como canivete suíço. 😉

Em um determinado momento, resolvi reunir todo esse conhecimento ao amor que sempre tive pela minha profissão. Acrescentei umas boas doses de dedicação e dei início a uma nova empreitada no mundo das consultorias, mentorias e treinamentos.

Soraia Lima

Basicamente, o que eu faço é isso: trabalho a comunicação digital em diferentes vertentes para alunos e empresas.

Meu propósito é ajudar outras pessoas a conquistar seus sonhos e objetivos

Por isso, antes de propor qualquer solução ou oferecer esse ou aquele serviço, gosto de ouvir e entender quais são as demandas, dores, dificuldades e desejos de cada um. Dessa forma, posso oferecer algo personalizado e que realmente se comunique com o perfil dos profissionais, faculdades, empresas e agências que atendo todos os dias.

Tudo o que faço é com muito carinho e é pensado a partir das necessidades e da verba de cada cliente. Não importa o tamanho do projeto, basta que ele seja genuíno e esteja em sinergia com aquilo que falo e com aquilo que acredito.

Alguns destaques do meu currículo profissional:
Venci em 2003 o prêmio Estado/Unesco para formandos em Jornalismo promovido pelo jornal O Estado de São Paulo.
Fui coordenadora de comunicação digital no Grupo Printer.
Trabalhei como community manager do Scup.
Atuei como repórter e redatora na Editora Aranda.
Fui assessora de imprensa no Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP).
Me apresentei em diversos eventos no Brasil e no mundo.

E agora que você já conhece mais sobre a minha história com a comunicação, vamos escrever a sua?

Descubra como posso te ajudar